BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SOLDADO JOÃO BATISTA DO NASCIMENTO



O então soldado João Batista, Jararaca e soldado João Arcanjo de Oliveira, no prédio da Cadeia Pública local montando guarda ao cangaceiro JARARACA. Fato existente no Museu Histórico ‘Jornalista Lauro da Escossia”.
FOTO: BLOG: MENDES & MENDES
Soldado João Batista, natural de Santana do Matos-RN, nascido a 24 de junho de 1901, filho de João PAULINO Loló e Felismina Maria da Conceição. Ingressou na PMRN em 1921 e no dia 13 de junho  de 1927 foi um dos valorosos componentes da corporação que defenderam Mossoró contra o ataque de Virgulino Ferreira, o Lampião. O seu nome consta como participante da Trincheira do Esgoto, da atual Praça Rodolfo Fernandes (último nome), conforme relação gravada em placa afixada ao monumento existente ao lado da Igreja de São Vicente. Raul Fernandes, no seu livro “A MARCHA DE LAMPIÃO- ASSALTO A MOSSORÓ”, informa que o soldado João Batista também fez parte da trincheira do prefeito Rodolfo Fernandes e encarregado de outras missões. “O referido policial, do destacamento local, no prédio da Cadeia Pública, também montou guarda ao facínora “JARARACA”, Hoje tão venerado por parte da população de Mossoró, tido como obreiro de ‘milagres”.
0 soldado João Batista foi transferido para a reserva em 31 de julho de 1959, com duas promoções: CABO e TERCEIRO SARGENTO, de acordo com a legislação vigente.
Faleceu em Mossoró no dia 18 de dezembro de 1990.
FONTE: 2° BPM – NOTAS PARA A HISTÓRIA, DE ANTÔNIO NONATO DE OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR